O que ver: Cidade de São Tomé

São Tomé é uma cidade pacífica e acolhedora à volta da sua baía e da marginal.
É bom começar por mergulhar nas multidões dos grandes mercados centrais, o que pode fazer sem medo.
Poderá ver e comprar as frutas e vegetais de cá: o inhame, as várias espécies de banana, a fruta-pão, o maracujá, a papaia... A planta micocó, que dizem que a raiz é afrodisíaca, mas das folhas, aromáticas, a lembrar a hortelã, se faz um belo chá e uma deliciosa sopa. E muitas outras plantas e frutas. E café e cacau. Afinal, estamos na zona do Equador, não é?
Sopa de micocó
Há muito para escolher também em panos e capulanas, lembranças e arte local.
Se a sede aperta, é fazer uma pausa para beber um sumo da grande seleção de frutas que existe à disposição. Ou então, uma cerveja Rosema, de produção local, que todos os viajantes elogiam muito por ser leve e saborosa. Eu não sei, que não bebo álcool, mas é o que me dizem...
Para almoçar, na nossa capital há vários restaurantes de qualidade que posso indicar, onde pode entrar em contacto com a nossa cozinha, célebre pelos seus peixes e mariscos, como é natural numa ilha atlântica, mas onde o acompanhamento de banana frita ou de fruta-pão pode ser uma boa surpresa.
Forte de São Sebastião
Há também para visitar o Museu Nacional, situado no Forte de São Sebastião, velha fortaleza colonial razoavelmente conservada. O Museu tem materiais sobre a história da ilha, nomeadamente sobre o seu passado de escravatura. No exterior estão as estátuas dos descobridores portugueses, retiradas da cidade aquando da independência.
Sé Catedral e Palácio Presidencial
A marginal junto à Baía Ana Chaves é um belo passeio, bem como a zona mais arejada da cidade, onde está o Palácio Presidencial e a Sé Catedral. Também na marginal fica a Fábrica-Museu do Chocolate Claudio Corallo, uma visita que, para além de ser educativa, também satisfaz o paladar.
Fábrica-Museu do Chocolate

Comentários